A terceira formação no município de Tamandaré foi baseada na Educação Emocional e na Pedagogia da Gratidão.

Os professores de Tamandaré, que trabalham com o Projeto Happy English, se reuniram para um encontro especial, a terceira formação, focado na educação emocional e na pedagogia da gratidão. O evento teve como objetivo promover o bem-estar dos professores e explorar a importância das emoções no ambiente escolar.

A programação começou com um momento de apresentação, em que os professores compartilharam suas emoções, criando assim um espaço de confiança. 

Uma atividade de reflexão guiou os educadores. Eles tinham que mentalizar coisas positivas para si mesmos. Em seguida, em duplas e de mãos dadas, eles deveriam mentalizar as coisas boas, que pensaram para si, também para os seus colegas, fortalecendo assim a conexão entre eles.

A música “Mudança”, de Flávio José, foi utilizada para ilustrar a necessidade de cuidar de si mesmos para melhor atender aos alunos. Os educadores refletiram sobre o que é educação emocional e discutiram a importância do autoconhecimento e do controle das emoções.

Uma das atividades mais envolventes foi a construção de uma mandala, onde cada professor representou suas vivências em diferentes fases da vida, desde a infância até o envelhecimento. 

Os educadores também compartilharam dois momentos felizes de cada fase da vida, debatendo como essas lembranças contribuem para o fortalecimento do bem-estar emocional.

A dinâmica sensorial, que envolveu o reconhecimento de estímulos do cotidiano, foi um destaque, permitindo que os participantes estivessem plenamente presentes no momento, reconhecendo o “aqui e agora”. 

Na penúltima atividade foi apresentada a proposta da pedagogia da gratidão, juntamente com uma atividade de prototipagem, assim os professores foram estimulados a trabalhar a gratidão em sala de aula.

Para finalizar, os professores escreveram uma breve carta agradecendo às pessoas que foram/são muito importantes em sua trajetória, e depois, falaram o porquê da importância delas em suas vidas.

O encontro pôde reforçar a importância do autocuidado emocional entre os educadores, destacando que, ao cuidar de si mesmos, eles podem oferecer um ambiente mais saudável e acolhedor para seus alunos.

[Texto escrito pela Mallu Alves, Coordenadora Pedagógica da Editora Futura]

Confira registros do dia: