No último dia 05/11/2024, o município de Passa e Fica/RN realizou uma série de atividades voltadas para o desenvolvimento emocional e social de seus educadores, com foco na educação socioemocional e no autocuidado. 

A formação teve como objetivo promover o bem-estar emocional, incentivar a reflexão sobre sentimentos e proporcionar estratégias para o trabalho pedagógico com foco na formação integral dos estudantes, e foi conduzida pela provocadora Isabel Borges, do Programa Cuidar de Si.

A programação começou com a criação de crachás personalizados pelos participantes, estimulando a identificação e a construção de um ambiente acolhedor. Em seguida, foi realizada uma apresentação sobre o município de Passa e Fica destacando suas características culturais e sociais.

Logo após, a temática do autocuidado foi abordada, convidando todos a refletirem sobre a importância de cuidar da saúde mental e emocional. Em seguida, a música “Mudança” foi trabalhada de forma interativa, com um debate sobre as transformações internas e externas que a letra da canção propõe, estimulando a reflexão crítica e emocional dos participantes.

O evento seguiu com um bate-papo sobre educação sócio emocional, abordando as emoções e como lidar com elas no contexto escolar. Durante a atividade, os participantes refletiram sobre seus sentimentos por meio de emojis, uma abordagem lúdica que facilitou o entendimento das emoções e a expressão delas de maneira descontraída.

A construção da mandala também foi uma das atividades-chave do evento, proporcionando aos participantes uma oportunidade de meditação e autoconhecimento, conectando-os com seus sentimentos e com memórias afetivas do passado criando assim um espaço de introspecção.

Na segunda parte do evento, uma dinâmica com os sentidos foi realizada. Houve atividades sensoriais que estimularam os participantes a vivenciar e explorar as diferentes formas de percepção e como parar para observamos o aqui e agora. 

Essa atividade foi seguida por uma proposta de atividade com o livro didático, o objetivo era mostrar como a educação emocional poderia ser trabalhada nas aulas de língua inglesa, ampliando assim o repertório dos alunos e professores de forma criativa e educativa.

Para finalizar, uma discussão sobre a gratidão da pedagogia foi conduzida, ressaltando a importância de cultivar a gratidão como ferramenta para o desenvolvimento emocional positivo e como despertar isso nos alunos. 

A formação foi bem acolhida pelos professores, que saíram satisfeitos, reflexivos e gratos pelo dom do aprendizado e com a certeza de que o trabalho com a educação socioemocional contribui para o fortalecimento do ambiente escolar e para o bem-estar de todos.

[Autoria do texto: Mallu Alves, Coordenadora Pedagógica da Editora Futura]

Veja alguns registros abaixo: