Na quarta vivência formativa realizada em Lagoa Dourada, os professores discutiram temas relevantes, como avaliação e a produção de eventos educacionais. A formação começou com a provocadora Isabel Borges, que apresentou informações sobre o município, obtidas a partir de pesquisas pessoais realizadas antes do evento.

Em seguida, os professores assistiram a uma breve apresentação da formadora sobre a proposta da formação e, logo depois, foram convidados a explorar os materiais disponibilizados.

No terceiro momento, foi exibido um vídeo impactante sobre o processo avaliativo, seguido de uma discussão sobre o conceito de “avaliação”. Para iniciar o debate, cada professor escreveu no quadro sua definição pessoal do que é avaliação, servindo como ponto de partida para a conversa.

No segundo dia da formação, o foco foi colher as ideias dos professores. Eles foram convidados a registrar a melhor aula que tiveram no ano de 2024, com o objetivo de construir a base de um artigo. A formadora orientou o processo, e, ao final, os professores realizaram a apresentação oral das suas ideias, que também estavam presentes na escrita do artigo.

[Texto autoral do Coordenador Pedagógico da Editora Futura, Gustavo Borges]

Confira mais informações sobre o encontro no Instagram da Editora Futura, clicando aqui.

Abaixo estão alguns registros: