Professores de Feira Nova/PE participam da 5ª Vivência Formativa com jogos e atividades interativas
(Reportagem por Gustavo Guerra – coordenador pedagógico da Editora Futura -com colaboração da Equipe de Comunicação da Editora Futura)

No dia 28 de março, a cidade de Feira Nova, em Pernambuco, foi palco da 5ª Vivência Formativa para professores de inglês da Rede Municipal aplicada pela Editora Futura. A formação teve como tema central a gamificação no ensino da língua inglesa.

A programação do dia começou com uma exposição fotográfica especialmente organizada para resgatar as memórias autorais dos professores presentes, estabelecendo conexões com a gamificação nas práticas de ensino ao longo do tempo. A proposta foi explorar como momentos lúdicos e interativos podem ser utilizados para enriquecer o aprendizado, mesmo de maneira informal.

Na sequência, os professores participaram de uma dinâmica chamada “Jogo da Linha”, proposta pela formadora. A atividade foi um ponto de partida para uma reflexão sobre as diferenças entre jogo e gamificação, com base nas contribuições de teóricos da educação. A reflexão gerada nesse momento foi fundamental para uma compreensão mais profunda dos elementos que caracterizam a gamificação e suas aplicações no ensino da língua inglesa.

Após essa etapa, os participantes tiveram a oportunidade de experienciar diferentes jogos educativos, aplicando conceitos de gamificação na prática. Em grupos, os professores criaram suas próprias propostas de gamificação, focando em como utilizar essas estratégias de maneira eficaz no ensino de inglês.

O evento foi finalizado de forma descontraída com uma gincana de caça ao tesouro, que uniu todos os participantes em uma experiência divertida e interativa. A gincana não apenas fortaleceu os laços entre os professores, mas também exemplificou na prática os conceitos discutidos ao longo do dia.

A 5ª Vivência Formativa foi mais um importante passo na construção de uma parceria sólida entre a Secretaria de Educação de Feira Nova/PE e a Editora Futura, ambos empenhados no desenvolvimento de práticas inovadoras para aprimorar o ensino da língua inglesa na rede municipal. O dia de atividades e reflexão proporcionou não só aprendizado, mas também momentos de alegria e integração entre os educadores.