
CEARÁ MIRIM/RN: FOCO EM AMPLIAR AS PERSPECTIVAS DE PROFESSORES E ALUNOS
(Reportagem de Andreza Eulália – coordenadora pedagógica da Editora Futura – com colaboração da Equipe de Comunicação da Editora Futura)
No dia 25 de abril, o município de Ceará Mirim viveu um momento marcante com a realização da primeira formação do Projeto de Proficiência em Língua Inglesa da Editora Futura. O encontro também contou com a presença dos professores de São Bento do Norte, município que igualmente implantou o projeto.
A abertura foi conduzida pelo secretário de Educação de Ceará Mirim, Francisco de Assis, que demonstrou entusiasmo com a implantação do projeto no município. Em sua fala, destacou que essa iniciativa representa uma nova realidade no ensino do inglês, com potencial de transformar a aprendizagem e ampliar as perspectivas dos alunos.
A formação foi direcionada exclusivamente aos professores de inglês das redes municipais de Ceará-Mirim e São Bento do Norte, e contou com o apoio essencial das coordenadoras pedagógicas locais, que acompanharam todo o processo com atenção e acolhimento. A condução ficou por conta da formadora Dalvaneide Araújo, que envolveu os professores em reflexões significativas sobre o papel do educador, o valor do afeto, como um professor encanta a sala de aula e a importância do autocuidado como ponto de partida para cuidar do outro.
Uma das frases mais marcantes do encontro foi dita por uma das docentes: “A língua é cultura. A educação é ciência. Não tem como falar de educação e não falar de cultura.” Essa ideia se entrelaçou com os temas da formação, trazendo à tona discussões sobre a escuta ativa, o medo de falhar e a necessidade de estar aberto à mudança. A música “Tinta na caneta do meu coração”, apresentada durante a formação, emocionou os participantes ao reforçar a importância de manter viva a paixão por ensinar e o olhar sensível para o outro.
Dalvaneide também provocou os professores a refletirem sobre a necessidade de adaptar suas aulas às sugestões e às vivências dos alunos, destacando que validar essas contribuições em sala inspira e motiva os estudantes a se expressarem com mais segurança.
Momentos de interação marcaram a formação, como a atividade em que os professores escolheram uma fotografia e explicaram o motivo da escolha. Esse exercício simples e profundo trouxe à tona memórias e experiências pessoais, mostrando como estratégias afetivas podem enriquecer as práticas pedagógicas.
A coordenadora pedagógica da Editora Futura, Andreza Eulália, apresentou o projeto em detalhes e orientou os participantes sobre o uso da plataforma digital. A empolgação foi evidente: mesmo entre os profissionais que ainda não dominam completamente as ferramentas digitais, a proposta mostrou-se acessível, prática e transformadora.
Durante a formação, os professores também participaram de um desafio criativo: pensar em propostas de aula utilizando objetos aleatórios, além de idealizarem sua “sala de aula dos sonhos”. As ideias apresentadas surpreenderam pelo potencial de engajamento e pelo cuidado com o aluno como sujeito ativo da aprendizagem.
O encontro encerrou-se com os professores animados, inspirados e cheios de ideias para transformar suas práticas pedagógicas. A troca entre os municípios, o apoio das coordenações e a potência do projeto deixaram evidente que essa formação foi apenas o começo de uma jornada promissora para o ensino de inglês no município.