(Reportagem de Andreza Eulália – coordenadora pedagógica da Editora Futura – com colaboração da Equipe de Comunicação da Editora Futura)

No dia 23 de abril, o município de Serra do Mel deu um passo importante rumo à valorização do ensino da língua inglesa na rede pública com a realização da primeira formação do Projeto de Proficiência em Língua Inglesa da Editora Futura. O encontro reuniu os professores que irão aplicar o projeto nas escolas, a coordenadora pedagógica do município Rubielle Barbosa e contou com a presença especial da secretária municipal de Educação, Milane Azevedo.

A secretária destacou o entusiasmo com a chegada do projeto no município e reforçou a importância de aproximar o ensino da realidade dos alunos. Ela também ressaltou como a proposta inovadora da Editora Futura – que integra livro físico, plataforma digital e um game interativo – pode transformar a forma como o inglês é ensinado nas escolas públicas.

A formação foi conduzida por Dalvaneide Araújo, que encantou os professores com reflexões potentes e atividades dinâmicas. Desde o início, ela provocou os professores a pensarem em que tipo de sala de aula desejam construir e como podem encantar seus alunos por meio do afeto, da empatia e da criatividade.

O evento trouxe reflexões muito importantes para os professores, dentre elas sobre o medo do novo e a adaptação à mudança. Os professores compartilharam vivências pessoais, como o relato do professor Jesiel Lima, que lembrou com emoção dos desafios enfrentados ao assumir a coordenação da UNP e como superou suas inseguranças com coragem e dedicação. Essa troca revelou que, embora a mudança assuste, ela é também um motor para o crescimento. Como foi dito: “Não temos medo do escuro, mas do que se encontra no escuro” — e é encarando esses receios que surgem as maiores transformações.

Os educadores também realizaram um desafio criativo, proposto pela formadora, no qual precisaram elaborar atividades utilizando materiais inusitados. O objetivo era justamente despertar novas estratégias e possibilidades para o uso do material didático do projeto. A empolgação foi visível: os professores se divertiram, trocaram ideias e começaram a visualizar como podem encantar seus alunos por meio de aulas que despertem curiosidade, autoestima e motivação.

A coordenadora pedagógica Andreza Eulália apresentou detalhadamente o projeto e guiou os professores no uso da plataforma digital. O brilho nos olhos de cada um revelou o impacto do momento. Os docentes rapidamente reconheceram o potencial da ferramenta como um diferencial significativo na construção da aprendizagem dos alunos.

O encerramento da formação foi carregado de emoção e entusiasmo. Os professores saíram do encontro não apenas capacitados, mas também inspirados, cheios de ideias e com a certeza de que podem fazer a diferença na vida de seus alunos. Uma das falas que resumiu o sentimento coletivo foi: “Todos os professores deveriam ter essa formação. Ela nos incentiva a levar o melhor para os nossos alunos e nos faz sentir cuidados também.”

Os professores também falaram sobre suas expectativas, confira no clipe postado no instagram da Editora Futura: https://www.instagram.com/reel/DI1-2OVvdAi/?igsh=aXRwOTk4cHQ2cWhn