QUARTA VIVÊNCIA
Formadores
Recursos
Formadores
- Jessiklécia Siqueira – Doutoranda em Ensino das Ciências no Programa de Pós-graduação em Ensino das Ciências (PPGEC/UFRPE). Mestra em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Pernambuco (PPGECM/UFPE). Licenciada em Ciências Biológicas (UFRPE). Integrante do Grupo de Pesquisa em Educação, Políticas Públicas, Inovação e Tecnologias. Colaboradora do Programa de Imersão Educacional Polinizar, atuando no município de Paudalho. Atualmente está como coordenadora adjunta de extensão e responsabilidade social na Faculdade Pernambucana de Saúde. Pesquisa e atua nas áreas de Tendências Educacionais, focando e possuindo expertise em temas como: Extensão Universitária, Responsabilidade Social em IES, Educação Híbrida, Curadoria Educacional, Formação de Professores, Educação Ambiental, Arte-educação e Ensino de Ciências.
Recursos
- Apresentação: “Avaliação e produção de eventos educacionais” – Clique aqui para acessar
TERCEIRA VIVÊNCIA
Formadores
Recursos
Formadores
- Dalvaneide Araújo – Doutora do Programa Ciências da Educação, da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra. Mestre em Educação pela UFPE. Graduada em Pedagogia pela FACHO. Coordenadora de Extensão e Responsabilidade Social na Faculdade Pernambucana de Saúde. Experiência como Professora Substituta da UFPE e Professora efetiva da FACHO. Experiência na área de gestão educacional. Atua como formadora educacional para docentes e gestores de Redes de Ensino Publica e Privada. Coordenadora do Programa de Residência Docente no Ensino das Ciências/UFPE. Participa grupo de pesquisa da plataforma CNPq Pesquisa em Educação, Políticas Públicas, Inovação e Tecnologias. Participa do Centro de Investigação em Educação de Adultos e Intervenção Comunitária (CEAD), na Universidade de Algarve – Portugal. Fundadora do Programa Cuidar de Si. Desenvolve pesquisas e atividades de extensão focalizando os temas: Educação Emocional na perspectiva do Cuidado de Si; Gestão Educacional; Mulheres; Rede de Vivências Formativas; Metodologias Ativas e Inovação Pedagógica.
Recursos
- Apresentação: “Educação Emocional na Perspectiva da Pedagogia da Gratidão no Ensino de Língua Inglesa” – Clique aqui para acessar
segunda vivência
Formadores
Recursos
Formadores
- Manoel Neto – Graduado em Licenciatura Plena em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Pernambuco (UFRPE), especializado em Gestão da Educação e mestrando em Ensino das Ciências (PPGEC-UFRPE). Foi aluno da Universidade Federal do Piauí (UFPI), onde foi idealizador, coautor e tutorando do Programa de Educação Tutorial (PET) Intervenção Socioambiental em Uruçuí-Una. Atualmente é voluntário na Associação Águas do Nordeste (ANE). Também, participa do Grupo de Pesquisa em Educação, Políticas Públicas, Inovação e Tecnologias (GPEPPIT-UFPE) e Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação e Sustentabilidade (GEPES/UFRPE). Atua principalmente nos seguintes temas: ensino das ciências, ciência e arte, educação e intervenção socioambientais, políticas curriculares, ensino por investigação e metodologias ativas.
Recursos
- Apresentação: “Sintonia Multimídia: Explorando a interação entre música, mídias e neuroeducação no ensino de inglês” – Clique aqui para acessar
primeira vivência
Formadores
Recursos
Formadores
- Marcos Barros – Licenciado em Ciências Biológicas pela Faculdade Frassinetti do Recife (Fafire), especialista em Informática na Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), mestre e doutor em Ensino das Ciências pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), com estágio doutoral na Universidade de Wolverhampton, na Inglaterra. Avaliador do Sistema Nacional de Avaliação do Ministério da Educação. Professor Adjunto no Centro de Educação na UFPE – Recife e no Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática no campus Caruaru. Líder do Grupo de Pesquisa em Educação, Políticas Públicas, Inovação e Tecnologias e coordenador do Programa de Extensão Imersão Educacional Polinizar. Membro do Conselho Deliberativo da Associação Brasileira de Ensino de Biologia (SBEnBio) – Regional 5. Investigador convidado do Centro de Investigação em Educação de Adultos e Intervenção Comunitária (CEAD), na Universidade de Algarve – Portugal. Membro da European Society for Research in Adult Development – ESRAD, da International Association for Mobile Learning e da Associação de Brasileiros Estudantes de Pós-Graduação e Pesquisadores no Reino Unido. Vencedor do Prêmio Desafio Município Inovador em Educação promovido pela Fundação Joaquim Nabuco – MEC (2017). Com experência em cultura de inovação, metodologias e aprendizagem, tecnologias digitais e pedagogias decolonias.
Recursos
- Apresentação: “Encantar a Sala de Aula”
- Oficina: Estratégias Didáticas para o Ensino da Língua Inglesa Utilizando os Livros da Happy English.