QUARTA VIVÊNCIA
Formadores
Recursos
Formadores
- Isabel Cristina Gomes Borges – Graduada em Licenciatura de Ciências Biológicas pela Universidade de Pernambuco (1987) especialista No Ensino de Biologia (2002)e mestrado e no Ensino das Ciências pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2005). Atuou como professora da Escola Municipal para Aulas Digitais – Recife, no período de 2021 até 2022. É membro do Grupo de Pesquisa em Educação, Políticas Públicas, Inovação e Tecnologias – UFPE e Programa de Imersão Educacional Polinizar – UFPE. Tem experiência na área de Ensino de Ciências com metodologias ativas, aulas digitais e experimentais / cultura maker na educação com ênfase na construção do conhecimento significativo e na formação continuada de professores com oficinas e socialização de experiências.
Recursos
- Apresentação: “Avaliação e produção de eventos educacionais” – Clique aqui para acessar
TERCEIRA VIVÊNCIA
Formadores
Recursos
Formadores
- Dalvaneide Araújo – Doutora do Programa Ciências da Educação, da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra. Mestre em Educação pela UFPE. Graduada em Pedagogia pela FACHO. Coordenadora de Extensão e Responsabilidade Social na Faculdade Pernambucana de Saúde. Experiência como Professora Substituta da UFPE e Professora efetiva da FACHO. Experiência na área de gestão educacional. Atua como formadora educacional para docentes e gestores de Redes de Ensino Publica e Privada. Coordenadora do Programa de Residência Docente no Ensino das Ciências/UFPE. Participa grupo de pesquisa da plataforma CNPq Pesquisa em Educação, Políticas Públicas, Inovação e Tecnologias. Participa do Centro de Investigação em Educação de Adultos e Intervenção Comunitária (CEAD), na Universidade de Algarve – Portugal. Fundadora do Programa Cuidar de Si. Desenvolve pesquisas e atividades de extensão focalizando os temas: Educação Emocional na perspectiva do Cuidado de Si; Gestão Educacional; Mulheres; Rede de Vivências Formativas; Metodologias Ativas e Inovação Pedagógica.
Recursos
- Apresentação: “Educação Emocional na Perspectiva da Pedagogia da Gratidão no Ensino de Língua Inglesa” – Clique aqui para acessar
SEGUNDA VIVÊNCIA
Fornadores
Recursos
Fornadores
- Manoel Neto – Graduado em Licenciatura Plena em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Pernambuco (UFRPE), especializado em Gestão da Educação e mestrando em Ensino das Ciências (PPGEC-UFRPE). Foi aluno da Universidade Federal do Piauí (UFPI), onde foi idealizador, coautor e tutorando do Programa de Educação Tutorial (PET) Intervenção Socioambiental em Uruçuí-Una. Atualmente é voluntário na Associação Águas do Nordeste (ANE). Também, participa do Grupo de Pesquisa em Educação, Políticas Públicas, Inovação e Tecnologias (GPEPPIT-UFPE) e Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação e Sustentabilidade (GEPES/UFRPE). Atua principalmente nos seguintes temas: ensino das ciências, ciência e arte, educação e intervenção socioambientais, políticas curriculares, ensino por investigação e metodologias ativas.
Recursos
- Apresentação: “Sintonia Multimídia: Explorando a interação entre música, mídias e neuroeducação no ensino de inglês” – Clique aqui para acessar
PRIMEIRA VIVÊNCIA
Formadores
Recursos
Formadores
- Alessandra Simone do Prado Siqueira – Professora e Coordenadora da CLING- Coordenação de Línguas Para Internacionalização da Universidade Federal de Pernambuco e do Idiomas Sem Fronteiras- programa desenvolvido pelo Ministério da Educação. Professora da Pós-Graduação em Educação Internacional Bilíngue/ Plurilíngue com Ênfase no Ensino de Línguas Estrangeiras e Disciplinas Não-Línguísticas (UFPE). Consultora Educacional- Implementação de Projetos Bilingue em escolas do Recife/PE. Mestrado em Educação Matemática e Tecnológica- EDUMATEC- UFPE e graduação em Letras (UFPE) . É especialista em Análise Transacional, pelo Instituto de Psicologia Wealden (Inglaterra) e em Psicoterapia Sistêmica, pela UFPE. Atua na área de Letras, com ênfase em tecnologia na Educação, Cultura Anglófona, Língua Inglesa e suas Literaturas, Bilinguismo, Mídias Digitais, Didática e Formação de Professores. Integrante do grupo GEPAS- Grupo de Estudos e Pesquisa Sobre a Aprendizagem Significativa.
Recursos
- Apresentação: “Encantar a Sala de Aula”
- Oficina:“Aspectos do encantamento e conteúdo”