QUARTA VIVÊNCIA
- Dayse Pessoa – Possui Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Pernambuco (2004), Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (2008). Doutorado em andamento pela Rede Nordeste de Ensino – RENOEN/UFRPE. Atualmente é professora efetiva da Rede Municipal de Ensino do Recife, atuando na função técnica pedagógica da Gerência do Programa de Alfabetização da Secretaria de Educação do Recife. Coordenadora Municipal do Programa Tempo de Aprender. Possui experiência no Ensino Superior, é professora executora do curso de Pedagogia – EAD do Grupo Ser Educacional. Coordenadora e professora do Curso de Pedagogia e da Pós-Graduação da Faculdade ALPHA, com participação na construção do projeto pedagógico do curso Licenciatura em Pedagogia na Modalidade EAD da Faculdade Alpha. Membro do NDE da Faculdade Alpha com participação na construção do projeto pedagógico do Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos na Modalidade EAD da Faculdade Alpha e Integrante do Colegiado de Curso. Entre as experiências profissionais desenvolvidas, acrescentam-se a atuação como Formadora do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC (2013-2018), a produção de material didático para a Educação Infantil, Língua Portuguesa e Matemática para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental e material didático para o Ensino a Distância. Faz parte da experiência profissional a Formação de Professores, a atuação nas modalidades da Educação Profissional e na Educação de Jovens e Adultos, Coordenação de Programas Educacionais e Sociais no âmbito das esferas pública e privada. Entre os interesses de pesquisa e estudo acadêmico que vêm desenvolvendo estão as áreas de Didática da Matemática, Educação a Distância, Metodologias Ativas na Educação, articulando esses temas ao desenvolvimento de pesquisa doutoral.
- Apresentação: “Avaliação e produção de eventos educacionais” – Clique aqui para acessar
TERCEIRA VIVÊNCIA
- Jessiklécia Siqueira – Doutoranda em Ensino das Ciências no Programa de Pós-graduação em Ensino das Ciências (PPGEC/UFRPE). Mestra em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Pernambuco (PPGECM/UFPE). Licenciada em Ciências Biológicas (UFRPE). Integrante do Grupo de Pesquisa em Educação, Políticas Públicas, Inovação e Tecnologias. Colaboradora do Programa de Imersão Educacional Polinizar, atuando no município de Paudalho. Atualmente está como coordenadora adjunta de extensão e responsabilidade social na Faculdade Pernambucana de Saúde. Pesquisa e atua nas áreas de Tendências Educacionais, focando e possuindo expertise em temas como: Extensão Universitária, Responsabilidade Social em IES, Educação Híbrida, Curadoria Educacional, Formação de Professores, Educação Ambiental, Arte-educação e Ensino de Ciências.
- Apresentação: “Educação Emocional na Perspectiva da Pedagogia da Gratidão no Ensino de Língua Inglesa” – Clique aqui para acessar
segunda vivência
Isabel Cristina Gomes Borges – Graduada em Licenciatura de Ciências Biológicas pela Universidade de Pernambuco (1987) especialista No Ensino de Biologia (2002)e mestrado e no Ensino das Ciências pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2005). Atuou como professora da Escola Municipal para Aulas Digitais – Recife, no período de 2021 até 2022. É membro do Grupo de Pesquisa em Educação, Políticas Públicas, Inovação e Tecnologias – UFPE e Programa de Imersão Educacional Polinizar – UFPE. Tem experiência na área de Ensino de Ciências com metodologias ativas, aulas digitais e experimentais / cultura maker na educação com ênfase na construção do conhecimento significativo e na formação continuada de professores com oficinas e socialização de experiências.
- Apresentação: “Educação Emocional na Perspectiva da Pedagogia da Gratidão no Ensino de Língua Inglesa” – Clique aqui para acessar
PRIMEIRA VIVÊNCIA
- Marcos Barros – Licenciado em Ciências Biológicas pela Faculdade Frassinetti do Recife (Fafire), especialista em Informática na Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), mestre e doutor em Ensino das Ciências pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), com estágio doutoral na Universidade de Wolverhampton, na Inglaterra. Avaliador do Sistema Nacional de Avaliação do Ministério da Educação. Professor Adjunto no Centro de Educação na UFPE – Recife e no Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática no campus Caruaru. Líder do Grupo de Pesquisa em Educação, Políticas Públicas, Inovação e Tecnologias e coordenador do Programa de Extensão Imersão Educacional Polinizar. Membro do Conselho Deliberativo da Associação Brasileira de Ensino de Biologia (SBEnBio) – Regional 5. Investigador convidado do Centro de Investigação em Educação de Adultos e Intervenção Comunitária (CEAD), na Universidade de Algarve – Portugal. Membro da European Society for Research in Adult Development – ESRAD, da International Association for Mobile Learning e da Associação de Brasileiros Estudantes de Pós-Graduação e Pesquisadores no Reino Unido. Vencedor do Prêmio Desafio Município Inovador em Educação promovido pela Fundação Joaquim Nabuco – MEC (2017). Com experência em cultura de inovação, metodologias e aprendizagem, tecnologias digitais e pedagogias decolonias.
- Apresentação: “Encantar a Sala de Aula” – Clique aqui para acessar