
Primeiro dia da Segunda Formação para Professores de Língua Inglesa com Integração de Multimídia e Neurociência na Educação
O primeiro dia da segunda vivência formativa da Editora Futura com o Programa Cuidar de Si em Lagoa Dourada – MG aconteceu remotamente. A formação teve início com uma apresentação e recepção com músicas escolhidas pelo docentes anteriormente (por meio de formulário de antecipação). A provocadora dessa vez foi a Profª. Ma. Jessiklécia Siqueira.
Na primeira atividade, após uma breve conversa sobre a música e as mídias no aprendizado, foi realizado um sorteio entre os participantes com as músicas escolhidas e em seguida, pesquisaram as letras das músicas para produzir um desenho. Após a construção, fotografaram os desenhos e enviaram no grupo do whatsapp. que representasse a canção escolhida e sua relação com a prática pedagógica. Os desenhos foram apresentados e postados no mural digital Padlet, intitulado de “Harmonia Criativa”, promovendo uma troca rica de ideias e inspirações.
Mediado pelo diálogo, o encontro também abriu espaço para tirar as principais dúvidas sobre a plataforma online “English Central”. Aproveitando o momento, os participantes foram convidados a explorar o site da Rede de Vivências Formativas da Editora Futura, acessando o menu “Inglês em Mídias”, e observanfo diferentes possibilidades criativas oferecidas pela plataforma. Em trios, os professores elaboraram propostas de atividades inovadoras baseadas nas mídias disponíveis no site.
O primeiro dia de formação foi encerrado com um momento de reflexão sobre as vivências e aprendizados, preparando os professores para segundo dia de formação. A partir das construções e trocas, é possível enxergar como a integração de multimídia e neurociência no ensino da língua inglesa é capaz de ampliar horizontes para as salas de aula.