
JUREMA/PE VIVENCIA A SUA SEGUNDA FORMAÇÃO PARA PROFESSORES
Na última quarta-feira, dia 24 de julho, os professores de inglês do município de Jurema-PE participaram da segunda vivência formativa em um dia repleto de aprendizado interativo. Utilizando diversos recursos, como folhas A4, objetos diversos, internet na sala, projetor multimídia e muita criatividade, os educadores participaram de atividades práticas e dinâmicas conduzidas pela provocadora Me. Jessiklécia Siqueira.
O evento começou com uma recepção animada, onde os participantes foram introduzidos à proposta da oficina. A primeira dinâmica envolveu sorteio e tradução de músicas, com os professores criando desenhos a respeito das músicas. Em seguida, formaram uma roda de diálogo e discutiram sobre a relação entre multimídias e neuroeducação no ensino de inglês.
Os professores exploraram o site da Rede de Vivências Formativas da Editora Futura, elaborando atividades criativas baseadas nas mídias disponíveis. Em duplas, criaram propostas pedagógicas, justificando a escolha de músicas para serem usadas em sala de aula. À tarde, os professores participaram de três dois momentos artísticos: uma produção teatral baseada em um assunto que é de interesses, proposição de uma atividade com canto, precisando cantar para explicar suas ideias e, ao final, propuseram possibilidades de atividades com uso de multimídias. Após as apresentações, os participantes refletiram sobre as atividades do dia, escolhendo duas palavras que representassem a temática vivenciada. Em seguida, uniram todas as palavras atribuídas individualmente, de modo a construir um mapa mental.
A formação foi um sucesso, proporcionando aos professores novas ferramentas e inspirações para tornar o ensino de inglês mais dinâmico e envolvente para seus estudantes, mas acima de tudo, despertando e valorizando a própria prática.
Confira alguns registros: