No dia 2 de agosto de 2024, Olivença foi palco de sua terceira formação, que reuniu nove dedicados professores e teve como tema central a “Educação Emocional na Perspectiva da Pedagogia da Gratidão no Ensino de Língua Inglesa”.

Para preparar o terreno, a provocadora pedagógica Dalvaneide Araújo enviou pílulas de antecipação dias antes do encontro, instigando a curiosidade e expectativa dos participantes. Essas provocações garantiram que os professores chegassem prontos para uma imersão profunda no tema.

No dia do evento, as discussões foram intensas e esclarecedoras. Os professores exploraram o verdadeiro significado da educação emocional, discutindo por que ela é essencial e como pode ser implementada no ensino da língua inglesa. A importância das emoções no processo de ensino e aprendizagem foi amplamente debatida, com destaque para como os entraves emocionais dos próprios docentes podem impactar o ensino do idioma.

O encontro também proporcionou momentos de prática ativa, com trabalhos manuais que envolveram os participantes, despertando sentidos e sentimentos. A troca de experiências e a colaboração entre os professores criaram um ambiente de aprendizado enriquecedor e transformador.

Ao final do dia, o sentimento de gratidão tomou conta do ambiente. Cada participante saiu não apenas com novas estratégias e conhecimentos, mas também com um renovado senso de propósito e conexão emocional com seus colegas e alunos. O evento culminou em uma emocionante celebração da jornada compartilhada, evidenciando o poder da educação emocional e da gratidão no ensino da língua inglesa.