
MÚSICAS E MÍDIAS EM INTERAÇÃO COM NEUROCIÊNCIA
Segunda vivência formativa no município de Areia/PB é marcada por reflexão sobre memória afetiva e processos educativos
(Reportagem por Pedro Paixão – coordenador pedagógico da Editora Futura – com colaboração da Equipe de Comunicação da Editora Futura)
No dia 27 de março, foi realizada a segunda formação da Editora Futura para professores de inglês da rede municipal de Areia/PB. Com o tema “Sintonia Multimídia: explorando a interação entre música, mídias e neuroeducação no ensino de inglês”, o encontro foi marcado por uma reflexão sobre o uso das mídias no processo de ensino-aprendizagem.
A formação foi ministrada pela professora Isabel Borges do Programa Cuidar de Si, grupo de pesquisadores da UFPE, parceiros da Editora Futura. Ela começou com uma atividade que vai além do tradicional “quebra-gelo”, recurso geralmente usado para ambientar os participantes. Os professores do município foram instigados a demonstrar como estavam chegando àquela ocasião de uma maneira diferente. Eles tinham que colar adesivos num cartaz contendo os personagens do filme Divertida Mente, da Disney Pixar. O filme, que é um grande sucesso na atualidade entre crianças, fala justamente sobre emoções e assim já poderiam fazer uma primeira relação dos sentimentos, com um recurso midiático e assim compartilhar suas expectativas pessoais.
Na sequência, os professores foram convidados a refletir a respeito da relação entre a neuroeducação e o processo de aprendizagem da língua inglesa a partir de mídias, sejam elas músicas, filmes, vídeos, entre outros. A formadora apresentou uma música e propôs uma atividade onde os professores tinham que elaborar cartazes usando trechos da música para interagir com outros professores e assim fazer uma troca de experiências entre os colegas.
Em um determinado momento, a formadora pediu para cada professor voltar no tempo e lembrar de quando ainda eram estudantes, a respeito do valor da música em seus aprendizados em inglês, tanto dentro ou fora da sala de aula. Vários professores se emocionaram e alguns compartilharam importantes relatos.
Um dos docentes comentou a respeito de uma música utilizada em uma atividade de listening (aquelas em que se deve identificar o que está sendo falado em um diálogo ou música em inglês) que marcou sua jornada educativa. Outra professora compartilhou que ficava ansiosa esperando pelo horário de um de seus programas de rádio favoritos, que tocava músicas em inglês que eram traduzidas simultaneamente.
Nessa formação, além de um conteúdo teórico, os educadores fizeram ainda diversas atividades, como a criação de uma representação musical utilizando sacolas de papel e lápis de cor. Todas essas atividades tiveram o intuito de relacionar a memória afetiva dos docentes, às músicas que eles escolheram simbolizar e ao processo de aprendizagem de inglês.
E lembram daquela atividade do cartaz do Divertida Mente começo da formação? Antes de encerrar, os professores tiveram a oportunidade de refazer as colagens e, agora, todos estavam felizes após todas as dinâmicas e aprendizados construídos!