Rede municipal de Caeté/MG passa a ter inglês desde os primeiros anos e professores já participaram do Ciclo de Vivências Formativas

(Reportagem de Andreza Eulália – coordenadora pedagógica da Editora Futura – com colaboração da Equipe de Comunicação da Editora Futura)
No dia 12 de março, a cidade de Caeté/ MG deu início ao Projeto de Proficiência na Língua Inglesa da Editora Futura nas escolas da Rede Municipal. No evento de abertura, foi ressaltada a relevância do ensino de inglês desde os primeiros anos do Ensino Fundamental, destacando o impacto positivo dessa iniciativa na qualidade da educação pública.

A cerimônia oficial de abertura foi realizada no CineTeatro do município e contou com a presença do prefeito Alberto Pires, da secretária de Educação Márcia Bárbaro e  autoridades regionais e representantes de setores da área de Educação. O gerente comercial da Editora Futura Kléber Martins e a coordenação pedagógica também estavam presentes no evento, junto com os professores da Rede Municipal de Ensino.

Após as solenidades, a segunda parte foi exclusiva professores que tiveram a primeira capacitação através do Ciclo de Vivências Formativas da Editora Futura. Cerca de 40 professores participaram, sob a condução do formador Marcos Barros, professor da UFPE que faz parte do programa Cuidar de Si – parceiro da Editora Futura no desenvolvimento do conteúdo das formações.

O encontro teve como foco metodologias inovadoras para tornar o ensino da língua inglesa mais atrativo e eficiente. O primeiro momento da formação trouxe um desafio reflexivo, levando os professores a analisarem suas práticas pedagógicas e a considerarem novas abordagens para o ensino da língua inglesa. A troca de ideias e o compartilhamento de experiências foram essenciais para ampliar as perspectivas sobre estratégias de ensino.

Em seguida, atividades interativas permitiram que os participantes experimentassem diferentes formas de planejamento e aplicação de conteúdos, utilizando materiais específicos do projeto. Mesmo diante de algumas dúvidas iniciais, os professores se sentiram mais confiantes para elaborar planos de aula alinhados à proposta do livro Happy English da Editora Futura.

A coordenadora pedagógica, Andreza Eulália, apresentou um panorama completo do material, explicando detalhadamente sua estrutura, os recursos da plataforma e as possibilidades de aplicação em sala de aula. Esse momento foi essencial para que os docentes compreendessem melhor todo o projeto e suas nuances.

Para encerrar a formação de forma dinâmica, Marcos Barros propôs uma atividade simbólica em que os professores representaram, de maneira criativa, sua visão da sala de aula ideal. A reflexão coletiva gerou discussões enriquecedoras sobre as práticas pedagógicas e as possibilidades de inovação no ensino. Dessa forma, a capacitação foi concluída com um aprendizado significativo e inspirador para os educadores.