
COMO USAR A CRIATIVIDADE E ENCANTAR ALUNOS É TEMA DE FORMAÇÃO
Município de Belém em Alagoas recebe a primeira formação para professores de inglês
(Reportagem de Pedro Paixão – coordenador pedagógico da Editora Futura – com colaboração da Equipe de Comunicação da Editora Futura)
No dia 26 de maio, foi realizada a primeira vivência formativa da Editora Futura para coordenadores escolares e professores de inglês da rede municipal de Belém/AL. A condução ficou por conta da prof. dra. Dalvaneide Araújo do programa Cuidar de Si, grupo de pesquisa da UFPE e parceira da Editora Futura. A formação teve como tema “Encantar a sala de aula” e foi marcada por uma série de reflexões sobre a importância do encantamento no processo de aprendizagem.
Entre as várias discussões relevantes, podemos destacar o debate sobre o impacto da educação, que é capaz de mudar a vida das crianças, jovens e adultos e, também, como é essencial que esse aprendizado tenha relação com os interesses e realidades de cada aluno. Um exemplo citado é o “K–pop”, estilo musical coreano que vem ocupando cada vez mais espaço no dia a dia dos brasileiros, inclusive dos alunos e alunas da rede pública. Logo, envolver os interesses dos alunos no processo de ensino auxilia, e muito, nesse processo de encantamento, fazendo com que os estudantes vivenciem melhor o aprendizado.
Outro tema abordado na formação foi a respeito da organização ideal de uma sala de aula. O ideal seria fugir do modelo padrão de filas e tornar um ambiente circular, onde todos são iguais e conseguem se ver. Também foi discutido sobre os benefícios e malefícios do uso do celular que, apesar de ser uma ferramenta maravilhosa no aprendizado, também é motivo de desatenção e por isso é um grande desafio para professores.
No período da manhã, a secretária municipal de educação de Belém, Suellen Barbosa, fez questão de prestigiar a Formação para dar uma palavra de incentivo aos professores. Ela comentou sobre a importância do aprendizado de inglês para os alunos do município, de como isso poderia ser um divisor de águas na formação de cada um.
Uma série de atividades e dinâmicas em grupo foram realizadas. Em uma delas, os professores tinham que tentar adivinhar o que havia dentro de uma sacola de papel usando o tato. Após vários palpites engraçados, inusitados e até mesmo assertivos, eles se depararam com objetos dos mais variados tipos: agendinhas, potinhos de hidratante, pequenos pregadores de roupa, post-its, entre outros. E aí veio uma proposta de desafio: eles deveriam planejar uma aula de inglês que envolvesse o uso daqueles utensílios aleatórios. Dá para imaginar as coisas incríveis que surgiram a partir daí, não é?! Com as apresentações de cada proposta, levantou-se também o debate a respeito do uso da criatividade na prática.
Outro ponto de destaque foi a troca de experiências entre os participantes. Alguns compartilharam relatos, a exemplo da coordenadora do projeto no município que contou uma inspiradora história de superação a partir da educação. Ela explicou que teve que fazer supletivo para conseguir concluir as séries dos anos finais do ensino fundamental. Depois concluiu o ensino médio junto da própria filha, e seguiu estudando. Passou no vestibular para cursar História e depois foi fazer pós-graduação. Hoje, é concursada na área de educação no município de Belém! Uma trajetória que inspirou a todos ali e serve de motivação para nos lembrar que, apesar das adversidades encontradas, a educação pode mudar nossas vidas!