
GAMES, JOGOS E BRINCADEIRAS: VOCÊ SABE A DIFERENÇA?
Formação aborda temática de gamificação com professores de Jurema/PE
(Reportagem de Pedro Paixão – coordenador pedagógico da Editora Futura – com colaboração da Equipe de Comunicação da Editora Futura)
No dia 27 de maio, foi realizada a quinta vivência formativa da Editora Futura para coordenadores e professores de inglês da rede municipal de Jurema/PE. Guiada pela prof. dra. Dalvaneide Araújo do programa Cuidar de Si, grupo de pesquisa da UFPE e parceira da Editora Futura. A formação teve como tema “Play and learn: gamificando o ensino da língua inglesa”, o encontro foi marcado por várias reflexões e dinâmicas voltadas para como usar jogos, brincadeiras e games em sala de aula.
Para abrir a formação foi proposto um questionamento ligado com o tema: “Existem diferenças entre jogos, brincadeiras e games?” Entre as respostas havia acertos, erros e algumas confusões, o que era de se esperar É que, muitas vezes, usamos estes termos como sinônimos no nosso dia a dia, todavia eles apresentam características e objetivos pedagógicos distintos.
A formadora, de forma muito lúdica e didática, explicou a diferença entre os três e, como primeira atividade, pediu para que os educadores e coordenadores se dividissem em equipes. Cada equipe então estava responsável por criar um jogo ou game envolvendo os conteúdos de inglês inseridos no projeto Happy English da Editora Futura e, a partir das dinâmicas criadas, continuar trabalhando as similaridades e diferenças entre jogos, brincadeiras e games.
Um ponto importante que foi destaque após essa primeira atividade foi o diferencial do uso dos games. O ideal é tratar de assuntos difíceis de trabalhar com os alunos, sejam eles relacionados a parte mais técnico-científica dos assuntos ou até mesmo temas sociais mais delicados, como racismo, homofobia, machismo, entre outros.
Assim, os professores foram desafiados mais uma vez a elaborar um game, seguindo os elementos presentes nessa estratégia pedagógica, como pontuação, diferentes níveis, medalhas, reforço e feedback, personalização, entre outros. Desta vez, com o direcionamento correto, foram criadas atividades super dinâmicas, divertidas e instrutivas! Uma formação rica em conhecimento e debate, onde os professores puderam aprender novas estratégias de aprendizagem.