O município de Abreu e Lima inaugurou a terceira vivência formativa para professores no dia 23 de julho. A programação foi dividida em duas tardes e contou com a presença da professora Dra. Isabel Borges, que abordou a Educação Emocional na Perspectiva da Pedagogia da Gratidão no ensino de inglês.

A vivência não começou no dia do primeiro encontro. Nas semanas anteriores, os professores envolvidos receberam materiais preparatórios para que pudessem se familiarizar com a temática e se sintonizar com o conteúdo que seria trabalhado. No primeiro dia, eles revisitaram esses materiais, chamados de “pílulas de antecipação”, e foram introduzidos às abordagens da Pedagogia da Gratidão por meio de atividades que buscavam uma conexão com o eu interior.

Neste primeiro momento, os professores foram apresentados a aportes teóricos e refletiram sobre o sentido do processo de ensino-aprendizagem da língua inglesa. Também participaram de atividades que promoviam presença e participação ativa, como a meditação e desenhos de mandalas, que estimulam a conexão consigo mesmos, com os outros e com o momento presente, auxiliando na concentração, desenvolvimento cognitivo, foco e autocuidado.

No segundo encontro, houve a construção coletiva de uma oficina, onde os professores exploraram seus sentidos, sentimentos e memórias. Dessa forma, puderam exercitar suas habilidades criativas na elaboração de propostas pedagógicas, tendo a Pedagogia da Gratidão como norte.

A Editora Futura, junto ao Programa Cuidar de Si, reafirma mais uma vez o compromisso com a educação em todas as suas possibilidades, promovendo uma formação integrada às práticas, teorias, contextos e sujeitos. Assim, o ensino eficaz da língua inglesa se torna uma realidade mais provável e prazerosa.

 

FOTOS DO DIA 1:

FOTOS DO DIA 2: