Município mineiro recebe nova etapa do Ciclo de Vivências Formativas da Editora Futura

(Reportagem de Andreza Eulália – coordenadora pedagógica da Editora Futura – com colaboração da Equipe de Comunicação da Editora Futura)

No dia 8 de maio, o município de Caeté, em Minas Gerais, recebeu a segunda formação do Projeto de Proficiência em Língua Inglesa da Editora Futura. Conduzido pela formadora Dalvaneide Araújo, o encontro foi marcado por acolhimento, escuta sensível e novas inspirações para os professores da rede.

A secretária de Educação, Márcia Bárbaro, esteve presente e abriu a formação com palavras de entusiasmo. Em sua fala, ela expressou a alegria por viver aquele momento ao lado dos educadores e ressaltou a importância daquele espaço de troca e aprendizado coletivo.

Ao longo da formação, os 34 professores participantes refletiram sobre temas profundos, como a pressão constante por perfeição e o impacto que isso tem na liberdade criativa. Foi um espaço para repensar o medo da crítica e o quanto ele pode nos paralisar, impedindo o desenvolvimento de projetos inovadores e significativos.

Um dos momentos mais simbólicos do encontro foi a meditação guiada conduzida pela formadora. Durante três minutos, os professores foram convidados a silenciar, respirar e se conectar consigo mesmos. A proposta era simples, mas poderosa: lembrar que, para cuidar do outro, é preciso antes cuidar de si. Ao final, muitos relataram como apenas alguns minutos de pausa podem fazer diferença em meio à agitação da rotina.

A formação também trouxe à tona a importância de observar as situações com distanciamento quando necessário. Muitas vezes, ao estarmos imersos em um problema, perdemos a clareza para lidar com ele. Administrar as emoções, compreender seus impactos e buscar equilíbrio foram pontos centrais das reflexões. Afinal, as emoções não ficam do lado de fora da sala de aula — elas nos acompanham e moldam nossas ações diárias.

Entre os debates, emergiu uma frase que ecoou entre os professores: o que falta não é criatividade, mas coragem. Coragem para se expor, para tentar, para criar sem medo do julgamento. A criatividade, como discutido, é prática, é exercício constante, e não pode ser barrada pelo medo da crítica.

O encerramento da formação foi marcado por uma atividade prática. Divididos em grupos, os professores receberam um texto, uma frase e uma música como ponto de partida. A partir desses elementos, criaram propostas pedagógicas criativas e inovadoras, que poderão ser levadas para a sala de aula. O entusiasmo era visível: os educadores estavam orgulhosos das atividades que criaram e saíram inspirados a continuar explorando novas possibilidades no ensino.

 

Confira o clipe postado no Instagram da Editora Futura com mais imagens deste dia tão especial para os professores de Caeté: https://www.instagram.com/reel/DJZ_rauvv-R/?igsh=MXA2djRja2N1MXo3cg==